A reta final para realizar o sonho de dirigir.
Unidade São Miguel: (11) 3756 3416 Unidade Penha: (11) 2359 8271 seg - sex: 09:00 às 18:00 | sab: 09:00 às 13:00
IMG-LOGO
Home / GP Info / Notícia
GP Info | Trânsito Melhor e Mais Seguro

Trânsito Melhor e Mais Seguro

Trânsito Melhor e Mais Seguro

25/09/2021 | Autor: Agência Covere
Trânsito Melhor e Mais Seguro

Dica nº 1: veículos maiores cuidam dos menores

Quanto maior for o seu veículo, maior será o tamanho da sua responsabilidade no trânsito. A regra é simples: veículos maiores precisam respeitar e estar atentos aos menores.


Dica nº 2: atenção aos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são fundamentais. Então, se você estiver de bicicleta, não se esqueça de usar o capacete e as luzes refletivas. Se for pilotar uma moto, o capacete é obrigatório, além da roupa adequada para o motociclista.  E, se estiver de carro, não esqueça de colocar o cinto de segurança. Além disso, os passageiros do banco de trás também devem colocá-lo.


Dica nº 3: não responda a provocações

Caso você seja desafiado no trânsito, ou receba qualquer tipo de provocação, apenas ignore. Lembre-se de que gentileza gera gentileza. Portanto, mesmo que o outro condutor não seja gentil, retribuir com grosserias no trânsito não fará com que ele mude de postura.


Dica nº 4: não se esqueça das revisões periódicas

Independentemente do veículo, é fundamental mantê-lo sempre revisado. Procure ter certeza de que seu veículo está sempre em boas condições para circular pelas vias.


Dica nº 5: se beber, não dirija

Se você ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo. Um dos principais efeitos do álcool em sua corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a condução. Assim, além do risco de causar graves acidentes, as penalidades podem ser pesadas.


Dica nº 6: sinalize corretamente

Use a sinalização de maneira correta. Por exemplo, o uso da seta faz com que os outros condutores entendam suas ações, de modo a evitar qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.


Dica nº 7: respeite a sinalização

Independentemente da hora e do lugar em que você estiver dirigindo, respeite a sinalização de trânsito. Observe as placas, obedeça à sinalização semafórica e todas as demais indicações. Essa é uma atitude simples que faz toda a diferença.


Dica nº 8: cuidado com os faróis

Como estão os faróis do seu carro? Preste atenção, pois usar o farol muito alto pode atrapalhar a visão dos outros motoristas, dificultando sua condução.


Dica nº 9: cuide dos ciclistas

Conforme comentei anteriormente, os veículos maiores precisam prestar atenção aos menores. Com isso, é preciso que os motoristas de veículos automotores mantenham distância mínima de 1,5m dos ciclistas, de modo a prezar por sua segurança.


Dica nº 10: ciclista, dê preferência à ciclofaixa ou ciclovia

Reservei a última dica desta seção exclusivamente para os ciclistas. Procure pedalar sempre em ciclovias ou ciclofaixas e, na falta delas, posicione-se na beira das pistas de rolamento e siga sempre o sentido de circulação. Evite pedalar na contramão do trânsito.

Por sinal, nunca ande na contramão, independentemente do meio de transporte que você estiver conduzindo.

Como é possível perceber, as 10 dicas de trânsito acima podem ser colocadas em prática com facilidade em seu dia a dia no trânsito.

Certamente, essas atitudes simples fazem muita diferença, pois contribuem para diminuir o número de acidentes no trânsito.


Fonte: https://doutormultas.com.br/dicas-transito/

Quer realizar o sonho da liberdade de poder dirigir?