A reta final para realizar o sonho de dirigir.
Unidade São Miguel: (11) 3756 3416 Unidade Penha: (11) 2359 8271 seg - sex: 09:00 às 18:00 | sab: 09:00 às 13:00
IMG-LOGO
Home / GP Info / Notícia
GP Info | Dicas Para as Primeiras Viagens Após Tirar a Habilitação

Dicas Para as Primeiras Viagens Após Tirar a Habilitação

Dicas Para as Primeiras Viagens Após Tirar a Habilitação

23/09/2021 | Autor: Renato Plantier
Dicas Para as Primeiras Viagens Após Tirar a Habilitação

Logo ao momento de trafegar com a habilitação provisória que tem duração de um ano existe a necessidade de dirigir ao máximo de cuidado para não receber infrações de trânsito e por consequência prejudicar no processo que ambiciona tirar o documento definitivo, o que por consequência traz maior tranquilidade para quem está no comando do volante.


 Atenção às Estradas

Não se pode ignorar o fato que ao começar a trafegar pode surgir aquele pequeno frio na barriga ao começar a trafegar em estradas movimentadas, seguindo o ritmo e enfrentando congestionamentos que demandam constantes trocas de faixas para que aconteça o ordenamento do trânsito. Imagina uma via rápida e parada de veículo quando chega à ambulância ou polícia que começa a exigir passagem no caminho, existe a necessidade de cooperar ao virar o veículo de lado para não receber infrações ou broncas dos órgãos de autuações.

Necessário manter a calma ao realizar o tráfego em não apenas lembrar as aulas do CFC como também em ficar com os olhos abertos aos sinais que existem nas estradas. As grandes vias normalmente possuem sinalizações abertas e claras sobre como proceder, ou mesmo a respeito de curvas que devem surgir no caminho. Existem diversos riscos à frente e por esse motivo a atenção precisa estar redobrada de forma principal entre as pessoas que acabaram de retirar carta e está a enfrentar as primeiras viagens.


Cuidado com a Insegurança!   

A insegurança representa problema clássico entre motoristas que possuem a primeira carta de habilitação. Existe a necessidade de vencer a espécie de medo e seguir em frente com o máximo de segurança não apenas no veículo como também na mente. Estatísticas apontam que os níveis inseguros na mente representam principais indicadores que se relacionam com os acidentes ou pequenas imprudências que acontecem nas pistas.

A responsabilidade em mente representa principal aspecto que está além do que possui a Carteira Nacional de Habilitação e um veículo zero quilômetro. Não se pode ignorar o fato de que veículos nas mãos de pessoas que não possuem segurança ao trafegar pode representa arma perigosa. Dirigir com o máximo se sendo responsável representa ponto a se considerar ao que tange para o ato de preservar as vidas dos outros motoristas, ciclistas e pedestres.

De forma prática, especialistas que opinam sobre o assunto em fóruns de notícias que estão distribuídos na internet indicam diversos tipos de dicas que se relacionam com esse tipo de problema. Independente do tipo de idade que existe do motorista ou da CNH há a necessidade de seguir com o máximo de cuidado.


De Olho nas Pistas

Em termos práticos a visão representa ponto importante para quem está dirigindo com segurança na pista. Condutores que possuem qualidade em termos de olho devem estar atentos de forma principal com as ações do farol. Por exemplo, ao ligar o farol do tipo alto existe a possibilidade de prejudicar o campo de visão de condutores que trafegam na via contrária e por esse motivo pode gerar infrações de trânsito.

Por esse motivo existe a necessidade de fazer o tráfego com farol de menor nível para não atrapalhar o campo de visão de outros condutores. Quando não existe sinalização durante o tráfego em períodos noturnos há necessidade de usar no máximo o farol de nível médio. De acordo com especialistas o melhor conselho para realizar o tráfego em ambientes noturno está na luz baixa ao levar em conta que traz menores riscos de acontecerem acidentes. Esse fato faz aumentar os níveis de segurança não apenas de quem está no volante como também entre as pessoas que estão compartilhando da mesma via em tráfego contrário.


Questões Climáticas

Outro ponto a se considerar para melhorar as viagens no que tange aos motoristas que acabaram de retirar a CNH está no fato de trafegar de acordo com o clima. O pisca-alerta pode representar ferramenta importante de forma principal quando existem dias nublados.

Ou seja, quando sentir que não existe segurança para continuar o tráfego por causa do excesso de brisa existe a necessidade de acionar o sinal e estacionar em local que não atrapalhe o tráfego vigente, seguindo viagem apenas quando sentir maior segurança no que tange ao campo de visão. Não se pode ignorar o fato de que até mesmo os motoristas que possuem maior experiência possuem chances de fazer o procedimento no sentido de evitar com que aconteçam acidentes e colisões.


Questão de Estrada!

De forma práticas as estradas que existem no Brasil são pontos que deixam a desejar ao levar em conta as condições. Existem diversos tipos de buracos que podem prejudicar o desempenho nas pistas. Por esse motivo existe o máximo de necessidade no sentido de ampliar o campo de visão de forma principal entre os sinais de sinalização que estão em falta, nos desvios ou mesmo nas partes das pistas que não possuem acostamento viável ou com permissão de acontecer o estacionamento sem levar infrações de trânsito.

Uma forma de saber de forma prática como acontecem as condições da pista está no fato de estudar o trajeto com o máximo de qualidade e de forma antecipada no sentido de evitar o máximo de surpresas que podem acontecer. Outro ponto a se considerar se encontra no fato de conversar com pessoas que realizaram o mesmo trajeto de modo prévio para ampliar o nível de conhecimento do trajeto.


Revisão do Veículo

Outro ponto a se considerar não apenas entre motoristas com pouco tempo de CNH como também entre os experientes se encontra no fato de fazer a revisão de modo completo. Para viagens longas existe a necessidade em termos emergenciais para não correr o risco de ficar com o automóvel parado nas estradas. Jamais deixe de fazer a lista completa de revisões.


Condições da Mente

Não tem jeito, ao sentir os primeiros sinais de cansaço ou não ter vontade de dirigir o melhor está em parar nos locais com segurança e parar por algum momento. Procure dormir um pouco nos hotéis de estrada. Outra opção para retomar as energias está em fazer refeição leve e nutritiva em restaurantes.


Fonte: https://autos.culturamix.com/dicas/dicas-para-as-primeiras-viagens-apos-tirar-a-habilitacao

Quer realizar o sonho da liberdade de poder dirigir?